sexta-feira, março 04, 2011

Prefeito doa area de 2.501 m2 para Cooperativa Acacia de catadores de materiais reciclaveis de Araraquara

O prefeito Marcelo Barbieri participou, ontem, de um ato simbólico que sela seu compromisso de doação de uma área à Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara. No ato, o prefeito assinou o ofício de encaminhamento à Câmara Municipal do projeto de lei que autoriza o Executivo a ceder um terreno de mais de 2,5 mil metros quadrados.

“É um dia histórico. Trata-se de uma cerimônia simples, mas de grande importância, pois sela o reconhecimento da nossa Administração ao trabalho realizado por todos os cooperados da Acácia. Essa área vai possibilitar melhorar a eficiência da reciclagem em Araraquara”, afirmou o prefeito. A reciclagem visa reduzir a quantidade do lixo que é transbordado para o aterro de Guatapará.
Marcelo também destacou que, além de possibilitar o crescimento da coleta seletiva na cidade – configurando-se como mais uma ação em prol do meio ambiente, o projeto elaborado pela Prefeitura contribui para aumentar a oferta de trabalho para as pessoas que dependem da reciclagem. “A realização desse ato público demonstra nossa convicção de que essa área será muito bem utilizada pela Acácia”, declarou o prefeito solicitando o apoio de todos os vereadores na aprovação da propositura.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Braz (o Boi), garantiu o apoio do Legislativo e destacou a história de luta e união dos cooperados. “Apesar de todas as dificuldades vocês venceram, quebraram preconceito, e hoje dão um exemplo de força e união”, afirmou.
A presidente da Acácia, Helena Francisco da Silva, agradeceu ao prefeito pela doação e disse que a área era uma reivindicação da cooperativa, que vai agregar mais qualidade aos serviços prestados à população da cidade.
O projeto de lei da Prefeitura deve entrar na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal da próxima terça-feira (dia 1º). A área que será doada tem 2.501,64 metros quadrados e fica próxima à atual sede da Acácia, no Jardim Altos de Pinheiros.
Em 2009, a Prefeitura extinguiu a Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiente, conhecida como taxa do lixo, para aqueles que aderirem ao programa de reciclagem. A iniciativa do projeto foi do vereador João Farias. Essa ação possibilitou um crescimento na quantidade de material coletado e o conseqüente aumento no número de cooperados. A Acácia, que vai completar 10 anos de fundação, conta hoje com 180 cooperados, que arrecadam cerca de 400 toneladas de materiais por mês.


Capacitação dos cooperados


Durante a cerimônia o prefeito Marcelo conversou com os cooperados e parabenizou os que concluíram o curso de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis, realizado na noite dessa quinta-feira (24), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Foram certificados mais de 100 cooperados.
Aplicado pelo projeto Cataforte em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Ministério do Trabalho e Emprego, o curso possibilitou aos cooperados assimilaram os temas cooperativismo, legislação da política de resíduos sólidos, autogestão, planejamento, cadeias produtivas, agregação de valor aos produtos.
“O material reciclado diminui a poluição, por isso, nosso trabalho é importante e devemos ter orgulho dele. A cooperativa é como uma família”, explicou a cooperada Antonia Francisca de Souza Vieira sobre o aprendizado durante as aulas desenvolvidas na sede da Cooperativa no último semestre.
O curso teve apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Matérias Recicláveis e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

2 comentários:

  1. Parabens pra Todos Nós...sem duvida foi uma vitoria... entre muitas que vem por ai

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marta!!! td bom??? Vc faz parte da cooperativa? Preciso de algumas informações sobre sua história, estrutura, etc...sabe com que eu posso falar??
    Abs e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir